comunicado oficial - covid-19

Clique aqui para mais informações

NOTÍCIAS

Medalha de ouro em concurso nacional, cervejaria de Itaperuna cria 'bar móvel' e investe em público carioca

16/10/2015 Fonte: O Globo

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

A mais de 300 km do Rio, Itaperuna é um dos municípios mais afastados da capital do estado. Talvez isso explique o fato de a microcervejaria Besten, com nove receitas produzidas, uma delas medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja, ser pouco conhecida pelos cariocas. A curiosidade está com os dias contados já que a empresa equipou uma van com oito torneiras de chope e alugou um depósito de distribuição em Jacarepaguá para entrar de vez no mapa dos cervejeiros da cidade. A estreia é nesta sexta-feira, 16 de outubro, em evento de food trucks no shopping Barra World que vai até domingo.

 
- A Kombesten tem oito torneiras e, por dentro, é uma câmara fria, onde cabem vários barris. Nos finais de semana, ela vai para os eventos e, nos dias de semanas, vamos distribuir cerveja para o bares - explica Sumérica Lima, sócia da Besten. - O carioca não nos conhece mesmo. Somos pequenos e estamos no interior, mas, no ano passado, estivemos no Mondial (de la Bière) e alguns clientes já mandaram recado pelo Facebook dizendo que querem beber nossas cervejas de novo.
 
Em funcionamento desde julho de 2014, a Besten é um brewpub - isto é, um estabelecimento que funciona simultaneamente como bar/restaurante e cervejaria. No Rio, o exemplo mais conhecido é a Penedon, no outro extremo do estado, em Penedo (O Dois Dedois de Colarinho passou por lá e explica melhor). Como os sócios não tinham experiência com produção da bebida, contrataram nomes respeitados no mercado: os mestres-cervejeiros Kátia Jorge e Ilceu Dilmer. Em pouco tempo, a Besten já foi premiada. Neste ano, a Meillieur ganhou medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, com a melhor Tripel do país. Outro rótulo de destaque é a Blondita.
 
- A Blondita é uma Blonde Ale em que na fervura adicionamos casca de limão siciliano orgânico produzido em Itaperuna - conta Sumérica. - É também um trabalho de divulgação para a cidade, além de estarmos em contato com os produtores da região.
 
A estreia na cidade é em evento de food truck no Barra World
A estreia na cidade é em evento de food truck no Barra World | Divulgação
Atualmente, a fábrica tem capacidade de produção de 18 mil litros por mês, mas faz apenas a metade já que o tempo de fermentação e maturação das receitas são respeitados. A chegada ao mercado carioca já implica em investimentos de expansão.
 
- Já encomendamos cinco tanques de dois mil litros e, até o fim do mês, devemos duplicar a nossa capacidade de produção para atender o público do Rio. Isso, é claro, se não inventarmos alguma receita especial que precise ficar mais tempo no tanque - brinca.
 
Antes de voltar a participar do Mondial de la Bière, em novembro, a Besten já tem mais um evento confirmado no Rio. No fim de dezembro, ela será uma das cervejarias presentes no Oktoberfest Downtown, festival de quatro dias no Barra Shopping. Em agosto, a microcervejaria de Itaperuna já esteve presente no Beerfest Downtown, no mesmo local.

Leia também

USE AS TAGS #MONDIALDELABIÈRESP E #MONDIALDELABIÈRESPEUVOU E COMPARTILHE SEU AMOR POR CERVEJAS ARTESANAIS.

INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
+55 (21) 2442 9319
[email protected]
Atendimento: 10h às 18h.
ENDEREÇO ESCRITÓRIO:
Av. Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca – 22783-127

GL events LE S/A – CNPJ 05.494.572/0001-98

Desenvolvido por Agência Guppy