comunicado oficial - covid-19

Clique aqui para mais informações

NOTÍCIAS

MONDIAL DE LA BIÈRE: 5 anos de paixão cervejeira

13/09/2017 Fonte: Cervesia

De 11 a 15 de outubro, os armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá, no Boulevard Olímpico, voltam a sediar o Mondial de la Bière. Realizado desde 2013 na Cidade Maravilhosa, o festival se consolida como um dos principais eventos para degustação e difusão da cultura cervejeira no país. O espaço de 17 mil metros quadrados será tomado por cervejarias de diversos estados do Brasil e outros países, que se preparam para apresentar rótulos já consagrados e lançamentos para serem degustados em primeira mão.

Nesta edição, o Mondial de la Bière oferecerá uma seleção imperdível de cervejas e gastronomia. Com o objetivo de proporcionar uma experiência completa, o festival traz uma área de alimentação gourmet e atrações musicais variadas. O evento contará com cerca de 150 expositores, divididos entre cervejarias, importadores, distribuidores, prestigiados food trucks e fornecedores de acessórios cervejeiros. Além da apresentação de novos rótulos, haverá a venda de souvenirs como, copos, camisetas, tênis e growlers, recipientes apropriados para armazenar e manter a cerveja gelada. O copo de vidro com duas marcações, de 100ml e 200ml, sucesso no ano passado, volta nesta edição, fortalecendo o conceito de degustação. A utilização do cartão de consumação seguirá o mesmo modelo de 2016. O visitante adquire o cartão ou pulseira (que será reembolsado em sua devolução) e recarrega com o valor que deseja nos pontos fixos ou móveis. Serão aceitos dinheiro, cartão de débito e crédito, novidade este ano.

De âmbito internacional, o Mondial de la Bière apresentará cervejarias fora do eixo Rio x São Paulo. Estados como Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina já confirmaram presença. Pouco conhecido do grande público, o estilo Sour promete ser a revelação deste ano. Apesar de ser considerada uma cerveja para apreciadores, por possuir um sabor mais ácido, as Sour Beers estão se popularizando. "O paladar do público evoluiu junto com o festival. As pessoas estão procurando estilos mais elaborados" afirma Luana Cloper, diretora do evento. Lançamento em 2016, a New England IPA ou Juice IPA, novo conceito de IPA – India Pale Ale, permanece em alta.

No evento, os expositores poderão participar do MBeer Contest Brazil, uma competição inovadora, com avaliação baseada nas qualidades intrínsecas da cerveja. Sem categorias pré-definidas por estilo, os juízes – que farão as degustações às cegas, sem qualquer informação sobre o produto, identificarão o estilo da cerveja e a avaliarão de acordo com o estilo identificado. Um júri composto de profissionais internacionais e nacionais premiarão cervejas nas categorias ouro e platina na quinta-feira, dia 12, às 20h. Os visitantes terão uma semana para escolher seus rótulos preferidos. O voto será online e o resultado revelado através das redes sociais.

A programação musical será democrática, com bandas de folk, jazz, reggae, rock e até samba. Dois palcos serão montados na área externa, privilegiando a vista para a Baía de Guanabara.

Há cinco anos o Mondial de la Bière se apresenta como uma vitrine de lançamento da produção de cerveja artesanal, que anualmente apresenta um crescimento entre 30% e 40%. Na primeira edição do evento, o Rio de Janeiro contava com menos de 20 bares de cerveja artesanal. Hoje, o número varia entre 170 a 200 estabelecimentos. "O Mondial de la Bière é a plataforma que une todas as pontas do mercado cervejeiro. É o grande encontro entre as cervejarias que produzem, os consumidores que apreciam, os empresários que investem e as escolas e instituições que promovem conhecimento", comenta Luana.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, atrás dos Estados Unidos e China. Além disso, 172 cervejarias artesanais estão cadastradas somente no estado do Rio. "Em 2013, eram poucos os que falavam em dosagens de lúpulo, que giravam copos com o objetivo de buscar aromas e estavam em busca das sensações que a cerveja pode proporcionar para além do álcool", completa Luana.

Mondial de la Bière Rio em números

2013
Data: 14 a 17 de novembro 2013
Local: Terreirão do Samba
Tamanho: 4 mil m²
Visitantes: 20 mil visitantes
Expositores 47 expositores
Rótulos: 650 rótulos

2014
Data: 20 a 23 de novembro 2014
Local: Terreirão do Samba
Tamanho: 4 mil m²
Visitantes: 25.800
Expositores: 76
Rótulos: Mais de 700 rótulos

2015
Data: 19 a 22 de novembro 2015
Local: Pier Mauá (2 armazéns)
Tamanho: 10 mil m²
Visitantes: 38.000
Expositores: 113
Rótulos: Mais de 800 rótulos

2016
Data: 12 a 16 de outubro 2016
Local: Pier Mauá (3 armazéns)
Tamanho: 12 mil m²
Visitantes: 48.000
Expositores: 130
Rótulos: Mais de 1000 rótulos

O Mondial de la Bière apoia a Lei Seca e adverte os visitantes que utilizem transporte público.

Sobre o Mondial de la Bière

Realizado anualmente em Montreal, no Canadá, e em Paris, na França, o evento é único, de entretenimento e degustação. Ele é considerado a porta de entrada para muitas indústrias de cervejas estrangeiras nos países de realização. No Brasil, o Mondial de la Bière é promovido e organizado pela Fagga | GL events Exhibitions.

SERVIÇO:
Data: 11 a 15 de outubro de 2016.
Horário: Quarta e sexta de 15h às 23h, quinta, sábado e domingo de 14h às 23h.
Local: Píer Mauá, Armazéns 2, 3 e 4 | Av. Rodrigues Alves, n° 10, Saúde, Rio de Janeiro.
Vendas pelo site www.mondialdelabiererio.com

Divulgação: Documennta - 01/09/2017

Leia também

USE AS TAGS #MONDIALDELABIÈRESP E #MONDIALDELABIÈRESPEUVOU E COMPARTILHE SEU AMOR POR CERVEJAS ARTESANAIS.

INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
+55 (21) 2442 9319
[email protected]
Atendimento: 10h às 18h.
ENDEREÇO ESCRITÓRIO:
Av. Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca – 22783-127

GL events LE S/A – CNPJ 05.494.572/0001-98

Desenvolvido por Agência Guppy