comunicado oficial - covid-19

Clique aqui para mais informações

NOTÍCIAS

Bebida anunciada como 1ª cerveja instantânea do mundo intriga especialistas

05/06/2019 Fonte: G1

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Um produto anunciado como a primeira cerveja instantânea do mundo é a aposta de uma empresa de Ribeirão Preto (SP) como lançamento para o Mondial de La Bière, que reúne especialistas e representantes de cervejarias em São Paulo até 2 de junho.

Ainda em fase de pré-venda, a bebida elaborada pela Cervejaria Pratinha chegará ao mercado em um sachê com 50 ml de um líquido ultra-concentrado que fica pronto ao ser diluído em mais 200 ml de água com gás gelada.

A novidade divide a opinião de especialistas. Para parte deles, o conceito de algo instantâneo parece não combinar com a experiência de degustação proposta pelo universo cervejeiro artesanal.

Produtor de cervejas artesanais há oito anos, Luiz Sacchetto ainda não provou, mas recebeu a notícia com desconfiança. "Em termos conceituais acredito que você tem um prejuízo muito grande no produto final, no que você espera de sabor", diz.

Professor da Bräu Akademie, em São Paulo, o mestre cervejeiro Matheus Aredes já experimentou e afirma que a cerveja não deixa a desejar. "Não sei se melhorar a receita vai melhorar a sensação, mas o mais importante é que, tomando, você quebra esse pré-conceito inicial", diz.

Para o sommelier Almir Tavares, de Ribeirão Preto, a ideia é inusitada, mas pode dar certo. "A grande revolução para o mercado é a praticidade e de ter uma experiência no mínimo curiosa de fazer uma cerveja com água com gás na hora", afirma.

Cerveja instantânea O produto é resultado de nove meses de estudos e um investimento de R$ 9 milhões em pesquisa e desenvolvimento em uma divisão de inovação da empresa no interior de São Paulo.

A bebida inicialmente é preparada nos mesmos moldes de produção de qualquer cerveja artesanal. A grande diferença, segundo a cervejaria, está em um processo de congelamento e baixa pressão que permite se chegar ao extrato. Depois, agregam-se lúpulo e malte à fórmula final.

O resultado é uma cerveja de alto amargor e 5,5% de teor alcoólico do estilo India Pale Ale (IPA) mais fácil de ser transportada. Sommelière da empresa, Paloma Del Papa garante que a experiência de degustação não muda.

"Não tem absolutamente nenhuma diferença, nem sensorial, nem aromática. Tudo isso foi feito na brassagem tradicional dela. Ela só foi desconstruída. Quando você adiciona água com gás você a reconstrói", explica.

De acordo com a empresa, o produto já foi patenteado e registrado no Ministério da Agricultura (Mapa) como bebida alcoólica mista, mas está em fase de pré-venda, pela internet.

A cervejaria também estuda levar ao mercado o mesmo produto, mas em formato de cápsulas, como as usadas em máquinas de café.

Leia também

USE AS TAGS #MONDIALDELABIÈRESP E #MONDIALDELABIÈRESPEUVOU E COMPARTILHE SEU AMOR POR CERVEJAS ARTESANAIS.

INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
+55 (21) 2442 9319
[email protected]
Atendimento: 10h às 18h.
ENDEREÇO ESCRITÓRIO:
Av. Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca – 22783-127

GL events LE S/A – CNPJ 05.494.572/0001-98

Desenvolvido por Agência Guppy